TJ/SP - Acusado de incendiar veículos durante protesto contra testes em animais é condenado

Quinta-feira, 28 de Abril de 2016 - 09:42:14

Um manifestante acusado de incendiar viatura da Polícia Militar e veículo de emissora de televisão durante protesto contra testes de laboratório em animais foi considerado culpado pela 1ª Vara Criminal de São Roque. Ele foi condenado pelo crime de incêndio e sentenciado a seis anos e oito meses de prisão em regime inicial fechado, pagamento de 21 dias-multa, e a indenizar a Fazenda Estadual no valor de R$ 56.761,97.

        O caso ocorreu em outubro de 2013. Ativistas invadiram um instituto, em São Roque, e retiraram do local cães da raça beagle que eram utilizados em pesquisas. O réu afirma que participou pacificamente de uma manifestação no entorno e que não teria ateado fogo nos veículos. Alegou que ativistas do movimento “black bloc” teriam cometido o crime.
        
Para o juiz Flavio Roberto de Carvalho, o depoimento de um policial que viu a ação do acusado e filmagens de redes de TV demonstram a culpa do acusado. “As imagens são claras e contundentes identificando o réu, seu comportamento inadequado e o ato criminoso que praticou”, disse.
        
“O acusado, de forma deliberada, agiu com agressividade”, continuou o magistrado. “Sua periculosidade é acima da média, incendiou dois veículos que poderiam estar abastecidos e com risco de explosão, colocando mais de mil pessoas que estavam no local em risco, mostrando menosprezo pela vida alheia”. O juiz destacou, também, que o réu possui antecedentes criminais, tendo condenação recente por tráfico de drogas.
        
Cabe recurso da decisão.

 

        Processo nº 3004617-86.2013.8.26.0586

 
        
Comunicação Social TJSP – GA (texto) / internet (foto ilustrativa)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

 

Fonte:http://www.tjsp.jus.br/Institucional/CanaisComunicacao/Noticias/Noticia.aspx?Id=34062