TJ/MG - Justiça decreta fim da recuperação judicial da Samarco

Quinta-feira, 14 de Agosto de 2025 - 14:17:57

Empresa está cumprindo as obrigações apresentadas no plano

Justiça autorizou encerramento de processo de recuperação judicial 

O  juiz da 2ª Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte, Murilo Sílvio de Abreu, decretou o encerramento da recuperação judicial da Samarco Mineração S.A. De acordo com a decisão, a empresa está cumprindo rigorosamente as obrigações assumidas no plano de recuperação aprovado, conforme demonstram os comprovantes de pagamento juntados no processo. O encerramento foi feito por meio de um pedido formulado pela companhia.

Segundo a decisão, a manutenção desnecessária do estado de recuperação judicial compromete o acesso da empresa a crédito e captação de investimentos, prejudicando os planos de retomada das operações e a plena recuperação econômico-financeira. Ainda conforme o documento, o encerramento antecipado não apenas atende aos requisitos legais, mas também promove a reinserção da empresa no mercado sem limitações e estigmas.

De acordo com o texto, não há necessidade  de manutenção do estado de recuperação judicial quando já demonstrada a superação da crise econômico-financeira e o cumprimento integral das obrigações assumidas no plano homologado

O plano de recuperação judicial foi homologado em  31 de agosto de 2023. Desde então, a recuperanda passou a apresentar os comprovantes de cumprimento das obrigações previstas, como os pagamentos das parcelas no cronograma estipulado. 

Os administradores judiciais da empresa foram os escritórios Paoli Balbino & Barros Administração Judicial, Inocêncio de Paula Sociedade de Advogados, Bernardo Bicalho Sociedade de Advogados e Arnoldo Wald Filho.

A decisão se refere ao processo 5046520-86.2021.8.13.0024, que pode ser consultado na plataforma PJe.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette

Fonte: https://www.tjmg.jus.br/portal-tjmg/noticias/justica-decreta-fim-da-recuperacao-judicial-da-samarco.htm